quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O que levar para o Mini-Onu?

Se for a primeira vez que você vai participar do MINI-ONU, é importante saber o que lhe será útil durante os dias do evento no comitê. As dicas desta sessão são as seguintes:

Ao registrar-se no evento, você receberá uma pasta com caneta e bloco de anotações. Assim, a princípio, não é necessário trazer estes materiais de casa. Entretanto, recomendamos levar algumas canetas e papéis para rascunho reservas.
Se o seu comitê for simulado em língua estrangeira, recomendamos que você leve um dicionário de bolso para auxiliar na redação de documentos ou preparação de discursos.
Você pode levar o seu telefone celular, mas deixe-o desligado ou em silencioso. Os diretores e os delegados não ficarão nada felizes se um discurso for interrompido por um toque.
Lembre-se também que em 1934 a 1942 não existia celular. Se você estiver em um destes comitês históricos, não o deixe a vista; para manter o clima da simulação histórica, ele deve ficar sempre na pasta ou no bolso.
O MINI-ONU oferece aos delegados computadores para serem utilizados para redigir documentos. Caso você julgue necessário, e não seja de um comitê histórico, poderá levar um laptop ou um computador de mão pessoal, que ficará por sua responsabilidade. Apesar de não ser proibido, não recomendamos levar tais.
Um ou dois disquetes podem ser úteis.
Deixe uma cópia do seu documento de posição na pasta, como também o guia de estudo, outros textos, artigos ou dados importantes para lhe ajudar durante as sessões.
Lembre-se de se manter organizado e olhar com atenção os seus pertences, para evitar problemas com perdas e roubos.