segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Olá Delegados

Espero que as expectativas de vocês para o início das atividades do 9º MINI-ONU estejam tão boas quanto as minhas! Há menos de um mês, várias coisas acontecem no mundo (óbvio, né?!), mas também acontecem coisas bem pertinho da gente que nem percebemos que podem ter a ver com o que está acontecendo no resto do globo! Não sou a melhor pessoa (com certeza não sou.. mas enfim.. lá vou eu!) para falar sobre aquecimento global. Porém, depois da tempestade que caiu em BH ontem (17/09) percebi que estamos sim sendo atingidos pelo aquecimento global e que ele não é uma lenda!

As “enormes pedrinhas” que caíram por toda a cidade danificaram os carros, as motos, os vidros das janelas. Acho que esta foi a primeira vez que me senti prejudicada por algo que vem sendo alertado há tanto tempo. Os furacões incensáveis que estão atingido a costa norte-americana e também parte da América Central são bons exemplos de que a Terra está mesmo precisando de um cuidado mais atencioso da nossa parte. Por mais que pensemos: “ahh.. o que eu tenho a ver com isso? Quando a Terra acabar (especulações.. não estou prevendo nada, por favor!!!) não estarei aqui para ver mesmo!” , sempre é válido pensar que alguma coisa pode ser feita agora e que ela deve ser feita. E, (filosofando, vamos lá...) se alguma coisa pode ser feita agora, deve ser feita por quem ainda está vivo! E nós estamos vivos, logo, devemos fazer alguma coisa! Não estou dizendo que devemos ingressar em uma ONG e distribuir papéis para conscientizar a população sobre isso. Quem pode fazer alguma coisa já sabe que pode fazer... só ainda não começou por pura comodidade!
Devo confessar que não é fácil sabermos o que fazer exatamente, porém, acho que tem um certo modelo de simulação que pode dar uma ajudinha. Não digo somente por se tratar de países sendo representados, mas sim por proporcionar a capacidade de decidir sobre assuntos que irão repercutir na vida de milhares de pessoas. Além de ser um incentivo a estudar mais sobre os assuntos mundiais, nos fornece um poder de decisão incrível e, a partir daí, surgem idéias (nem sempre tão úteis, mas são idéias) que nos impulsionam a tomar alguma atitude.

Mesmo antes do MINI-ONU, pensem o que cada um de nós pode fazer, mesmo que seja para um resultado a longo prazo e mesmo que pareça um trabalho de “formiguinha”... Pensem nas milhares de pessoas que estão desabrigadas, nos enormes danos causados, na ilha de Tuvalu que pode desaparecer com o aumento no nível do mar. Ou parem para pensar em si, na sua vida, no que uma chuva de trinta minutos causou em sua cidade.
Espero não ter viajado demais, mas realmente, me senti meio inútil no mundo quando vi que eu também não estava fazendo nada.
Essa é a pequena mensagem de hoje! Aguardem as próximas “abstrações” mundiais das semanas seguintes!

Abraços a todos e cuidados com os gelos que caem do céu! Doem muito!

Priscila Gomes da Silva – Secretária-Geral 9º MINI-ONU