segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Olá delegados!!!

Olá delegados,

A menos de duas semanas do MINI consigo sentir um friozinho na barriga ainda maior! Espero que vocês estejam se preparando muito bem, procurando se manter informados sobre o assunto do comitê e também sobre coisas que estão acontecendo no mundo. Acho que a reflexão de hoje será um pouco mais voltada paras as pessoas que irão simular a OEA, mas não deixa de ser interessante para os demais.

Quem está acompanhando os jornais nos últimos tempos (se você não está, comece imediatamente! Um bom diplomata deve estar a par do máximo de acontecimentos possível!), está ciente da verdadeira confusão pela qual a Bolívia passou e ainda se encontra. Departamentos requerendo autonomia do governo nacional, confusões, brigas... E o caso da Bolívia é apenas um na América Latina. Governos vistos como “Populistas” (também procurem sobre isso...) estão mais presentes do que imaginamos. Talvez a figura de Hugo Chávez nos venha à memória mais rápido. Mas ainda há Álvaro Uribe, da Colômbia, Rafael Correa, do Equador, nomes que sempre estão nos jornais, sites, televisão, devido a constante turbulência vivida em seus respectivos países por motivos diversos. A partir de então, paramos para pensar o que é democracia. Sim, realmente é algo difícil de conceituar (recorram a Dahl, ele pode dar uma ajudinha!). Porém, talvez, sua dificuldade esteja no fato de que em cada lugar ou país, a democracia possa ter um sentido diferente. Aí fica mesmo muito difícil achar um conceito padrão! Será que no Brasil somos mesmo uma democracia? E na Venezuela, há democracia? Democracia é o poder de escolher os governantes? Democracia é haver concorrência justa entre os candidatos?

Compreender um pouco mais sobre democracia é bastante válido, principalmente, porque nossa região geográfica vive em conflito com sua própria democracia. Além disso, a tendência para governos democráticos é a dominante entre os países no mundo. Então, se informe um pouco mais sobre isso! Tenho certeza que vai ajudar a esclarecer uma série de dúvidas que ainda estão na cabeça de vocês sobre os países que vão representar, sobre a assinatura ou não assinatura de determinado tratado, por exemplo.

Bons estudos!!! E que venha o MINI ONU!

Saudações!


Priscila Gomes da Silva – Secretária-Geral 9º MINI-ONU